Hipertensão e Exercícios Físicos

hipertensão e exercícios

O exercício físico funciona como um excelente remédio no combate a hipertensão e atua preventivamente também!

Segundo estudos (Rondon el al. JACC 200),  1 (uma) sessão de exercícios aeróbicos, como caminhada ou bicicleta, realizados por 30 minutos contínuos em intensidade moderada (70% da frequência cardíaca máxima) é capaz de reduzir por 12 horas a pressão sistólica. O estudo ainda diz que 45 minutos de exercícios aeróbicos produzem efeitos ainda maiores em relação a hipertensão.

Logo, se o indivíduo fizer a prática do exercício aeróbico de maneira crônica, com frequência maior de 3x por semana,  causará importante hipotensão e poderá diminuir o uso do fármaco ou até eliminá-lo. Importante ressaltar que a diminuição ou eliminação do fármaco só deverá ser feita com análise de exames e médica.

Quando analisamos a prática de exercícios resistidos, estudos mostram que 10 minutos após o treinamento, os indivíduos começam a apresentar comportamento hipotensivo da pressão arterial, com melhores resultados para os treinamentos intercalando exercícios de membros superiores e inferiores.

O intervalo entre as séries também deve ser adequado para evitar grandes aumentos da pressão sistólica, pois o aumento da pressão arterial durante o exercício de força em indivíduos hipertensos é consideravelmente maior do que em indivíduos normotensos.

Outro artigo científico mostrou que indivíduos acima de 65 anos hipertensos realizaram exercícios de treinamento resistido por 12 semanas, com a suspensão do fármaco (sob supervisão médica). Como conclusão, no decorrer das 12 semanas de treinamento sem uso de fármaco foi observado que não houve aumento da PAS. Isto ocorreu devido as alterações fisiológicas provocadas pelo exercício.

Seguem algumas alterações fisiológicas com a prática de exercício físico: Aumento do número de capilares, diminui a espessura da parece das arteríolas, melhora da função do endotélio, camada das artérias que pode dilatar ou vasoconstrição.

Logo, existe uma relação inversa entre o aumento de força e a diminuição de pressão arterial sistólica (PAS).

Concluímos  que a prática de exercícios aeróbicos e resistidos contribuem para o efeito hipotensivo da pressão arterial pós esforço e, que quando praticada de forma sistemática pode diminuir ou  eliminar o uso de fármacos.

Então podemos dizer com segurança que exercícios físicos podem ser considerados medicamentos e o melhor, sem efeitos colaterais.

Por Carla Ravaioli

Educadora Física

CREF: 010447-G

10/09/2024

ATENDIMENTO