FISIOTERAPIA PÉLVICA

fisioterapia-pelvica-fator-humano

A fisioterapia pélvica atua na prevenção e reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que são o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos internos como bexiga, útero e intestino, além disso, possuem ação esfincteriana para uretra, vagina e reto que estão localizados na região inferior da pelve (bacia).

Durante a sessão o paciente irá trabalhar de forma funcional o assoalho pélvico por meio de exercícios de fortalecimento e/ou relaxamento dos músculos, utilizando o próprio corpo como instrumento ou com ajuda de aparelhos indicados pelo profissional, como biofeedback e eletroestimulação.

fator-humano-fisioterapia-pelvica-zona-norte

Com o tratamento feito de forma individualizada, contínua e supervisionada, é possível conseguir uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente.

A fisioterapia pélvica é indicada para tratar disfunções miccionais (incontinência urinária, urgência miccional, bexiga hiperativa), prolapso de órgãos pélvicos (bexiga caída, útero e reto), disfunções proctológicas (incontinência anal/fecal, constipação intestinal e anismo) e disfunções sexuais (vaginismo, vulvodínea, dispareunia)

Além disso, a fisioterapia pélvica, uroginecológica ou obstétrica, também prepara o corpo e o períneo para melhor experiencia no parto, tanto normal quanto cesárea.

Auxilia também contra as dores lombar e pélvica, evita a incontinência urinária e atua no pós-parto reabilitando os músculos abdominais (diástase) e os músculos do assoalho pélvico.

O treinamento do assoalho pélvico pode ser realizado como forma de prevenção de disfunções pélvicas e tem como benefícios melhora da percepção corporal, do fluxo sanguíneo para os tecidos genitais, dos sintomas pélvicos associados a endometriose e dores crônicas, melhora da função sexual, melhora do funcionamento intestinal, melhora do funcionamento sistema urinário, além de auxiliar nas adaptações que ocorrem durante a gestação e pós-parto.

fator-humano-fisioterapia-pelvica

ATENDIMENTO